Tecnologias Educacionais

A evolução tecnológica faz com que a maioria das pessoas se mantenha conectada a todo o momento e na sala de aula não é diferente. Por isso, o processo de digitalização das escolas vem acontecendo gradativamente nos últimos anos, um processo essencial e sem volta, considerando-se a relevância cada vez maior da tecnologia na comunicação, no trabalho e em todas as outras esferas do cotidiano.

No entanto, são vários os fatores que influenciam a disponibilidade de recursos tecnológicos na sala de aula, o principal deles diz respeito à infraestrutura da escola.

Contamos com vários tipos de tecnologias, sala de informática com computadores, tablets para uso em salas de aula e lousa digital além de aplicativos especificamente desenvolvidos para fins didáticos como o Berloulli Digital, Positivo On, Estuda.com. Onde os professores aproveitam o uso dos dispositivos para inovar no processo de ensino e aprendizagem ou até mesmo fazer atividades online, trazendo novidades para os alunos, auxiliando no seu desenvolvimento e engajamento em sala.

A aula de informática cria mais motivação nos estudantes, visto que ela atrai bastante o interesse e a atenção dos alunos.

O educador pode por exemplo: Utilizar sites educativos, entrar nos portais do material didático em uma aula de língua portuguesa, matemática, ciências ou apresentar aos alunos ferramentas e aplicativos que os ajudem a estudar para os conteúdos vistos em sala. A realização de atividades digitais também surge como uma ótima alternativa, já que os resultados são disponibilizados rapidamente, fornecendo um panorama de pontos de melhoria em tempo hábil para os alunos tomarem as devidas providências até o teste real.